top of page
  • Marina

receita | bolo de banana perfeito




Já não me lembro mais quando foi a primeira vez que fiz este bolo, mas é certo que, desde então, ele nunca mais saiu do meu repertório de receitas. Já virou até daquelas que conheço de cabeça.

O que pra mim torna este bolo merecedor de ser chamado de 'perfeito' são vários fatores. Pra começar, ele é facílimo de fazer, não requer batedeira ou malabarismos, ótimo pra ser feito rapidinho em meio a qualquer dia atribulado. É vegano, ou seja, maravilhoso pra agradar a todes — mas de tão, tão fofinho, uma vez uma amiga vegana chegou a duvidar se não ia mesmo ovos na massa (não vai). Depois, ele ajuda a não desperdiçarmos as bananas que vão sendo esquecidas na fruteira (e como todo bolo de banana, quanto mais maduras elas estiverem, melhor o bolo fica). Além disso, ele é versátil, pois podemos acrescentar o que bem quisermos à receita base, de frutas a pedaços de chocolate (a versão preferida do meu marido). E, claro, como nenhum bolo se torna perfeito apenas por suas questões práticas, ele é gostoso, muito gostoso.


Um aviso: não é um bolo ultra-levinho, e sim mais pesado, por isso na receita original ele é chamado de 'banana bread' (pão de banana, ao invés de bolo).

 

Bolo de banana

(receita adaptada do Buddhist Chef)


Ingredientes (receita base)

  • 2 bananas maduras (3 se forem pequenas)

  • ½ xícara de óleo vegetal (de sua preferência)

  • ½ xícara de leite vegetal (como não somos veganos aqui em casa, faço com leite de vaca. Já fiz até com água e ficou ótimo)

  • 1 xícara de açúcar mascavo

  • 2 xícaras de farinha de trigo

  • 1 pitada de sal

  • 1 colher de chá de fermento em pó

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Opcionais

  • a receita base já é uma delícia sozinha, mas pode ser incrementada com outros ingredientes, como frutas frescas, congeladas ou secas, castanhas, ou mesmo pedaços de chocolate (atenção à composição se for servir para veganos). Na receita que fiz quando tirei estas fotos acrescentei maçã picada, mirtilos congelados e nozes pecan.


Modo de fazer

Aqueça o forno a 180°. Unte a forma que for usar (eu uso uma retangular de pão, de aprox. 20 x 10 cm).


Descasque as bananas, e amasse-as bem com um garfo. Em uma tigela, adicione o açúcar, o leite, o óleo e as bananas amassadas e misture bem.


Em seguida, junte à massa os ingredientes secos (a farinha, o sal, o fermento e o bicarbonato) e misture até incorporá-los bem, mexendo o mínimo possível.


Adicione os ingredientes opcionais (frutas, castanhas, chocolate) mexendo apenas para distribuí-los.


Despeje a massa na forma untada e leve ao forno por 35 - 40 minutos (estará pronto quando um palito inserido na massa sair limpinho).











0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page